segunda-feira, dezembro 09, 2024

Paraíba vai adotar sistema de câmeras corporais para forças de segurança

 A Paraíba foi selecionada em um edital do Ministério da Justiça para receber recursos destinados à aquisição de câmeras corporais, com o objetivo de aumentar a transparência e a legitimidade das ações das forças de segurança. O estado receberá R$ 5,5 milhões, que serão investidos na compra desses equipamentos. As câmeras serão utilizadas pelas polícias militares e civis, além de agentes do Detran e do Corpo de Bombeiros. Os dispositivos irão registrar continuamente as ações dos profissionais, exceto em situações específicas que serão definidas por regulamentação do Ministério da Justiça.

Além do aporte federal, o Governo da Paraíba anunciou a compra de 500 câmeras adicionais para suas forças de segurança. O modelo adotado no estado prevê gravação ininterrupta, com filmagens realizadas durante todo o turno de serviço do agente, desde o início da jornada. Segundo o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, essa abordagem foi escolhida para assegurar maior transparência e reforçar a credibilidade das operações, oferecendo proteção tanto para os profissionais quanto para a população.

A Paraíba é um dos nove estados contemplados na primeira etapa do processo, ao lado de São Paulo, Acre, Alagoas, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. A distribuição dos recursos levou em conta critérios como o volume de ocorrências policiais atendidas e a experiência prévia no uso de câmeras corporais. Agora, os estados habilitados passarão pela análise de mérito, seguindo as diretrizes e normas técnicas do Ministério da Justiça, para garantir o cumprimento dos requisitos e o acesso aos recursos do edital.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.