O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (27) com o candidato à sucessão da presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro aconteceu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília. As informações são do Blog da Farfan, do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
A conversa, que durou cerca de uma hora, aconteceu em meio ao imbróglio em torno das emendas parlamentares, alvo de nova decisão e bloqueio por parte do ministro da Suprema Corte, Flávio Dino.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), também participaram do encontro. Motta é candidato de Lira – desafeto de Padilha – à sucessão.
Lula, que se reuniu com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na quinta-feira (26), tenta acalmar o clima tenso que foi instaurado entre parlamentares após Dino determinar a abertura de investigações sobre as emendas parlamentares e exigir novas regras de transparência para a liberação de R$4,2 bilhões de reais em emendas de comissão, que vencem na próxima terça-feira (31).
Se os recursos não forem executados até o fim deste ano, o Congresso Nacional perde essa modalidade de emendas, que são transformadas em superávit.
O presidente da República garantiu a Motta que o governo manterá boa relação com a Câmara dos Deputados na próxima legislatura e se mostrou disposto a ajudar no impasse sobre as emendas.
Nos bastidores, já é ventilada a possibilidade de retaliação do Legislativo ao Judiciário a partir de fevereiro, quando as atividades parlamentares retornam oficialmente, com propostas que podem desagradar os outros poderes.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio