O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novos exames médicos nesta terça-feira (31) em Brasília, três semanas após ser internado em São Paulo para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa, em outubro.
Segundo o boletim médico, Lula repetiu exames de imagem no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Os resultados apontaram melhora do quadro.
“A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do Presidente”, diz o boletim.
“O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, completa o hospital.
Em 9 de dezembro, Lula foi transferido de Brasília para São Paulo e internado às pressas para uma cirurgia, após sofrer dores de cabeça motivadas por um novo sangramento interno na cabeça.
A lesão foi decorrente da queda que Lula sofreu no banheiro, em 19 de outubro.
Três dias após a nova cirurgia, em 12 de dezembro, Lula passou por um segundo procedimento, em caráter preventivo, para evitar novos sangramentos. No dia seguinte, deixou a UTI e postou em rede social vídeos caminhando pelo hospital.
A alta médica veio no dia 15 de dezembro, quando Lula chegou a se juntar aos médicos que davam uma entrevista coletiva em São Paulo para comentar seu quadro de saúde.
Lula permaneceu ainda quatro dias em São Paulo, se recuperando. Só voltou a Brasília em 19 de dezembro, após realizar novos exames e receber liberação médica para viajar.
Nas aparições públicas que fez desde então, Lula apareceu sempre com um chapéu panamá que esconde a área dos curativos. Inclusive na mensagem de Natal divulgada em rede nacional no último dia 24 (foto acima).
Em entrevista exclusiva ao Fantástico, no dia da alta hospitalar, Lula mostrou os curativos e falou sobre os dias que antecederam a nova internação.
Da Redação
Do Portal Umari
Com G1 Política