A conexão poderá ser viabilizada com a conclusão do trecho entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape, previsto para ser entregue entre 2028 e 2029. “A Paraíba tem interesse nessa ligação. Se a ferrovia se consolidar nesse trecho, será possível planejar a integração entre Cabedelo e Suape, ampliando a movimentação de cargas no estado e na região”, afirmou João Azevêdo.
O governador destacou ainda que a interligação do Porto de Cabedelo com os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) representaria um marco no transporte regional de mercadorias, fortalecendo o comércio interestadual e impulsionando a economia paraibana.
Rede ferroviária na Paraíba
A conexão com a TransNordestina envolveria a reativação do trecho ferroviário entre Recife e João Pessoa, que possui um ramal em Itabaiana atualmente desativado. João Azevêdo ressaltou que, para a Paraíba, a reestruturação desse ramal seria estratégica para integrar o estado a uma malha ferroviária mais ampla e moderna.
Investimentos na TransNordestina
Na última quinta-feira (28), João Azevêdo participou, em Brasília, da assinatura de um financiamento de R$ 3,6 bilhões pelo Banco do Nordeste, destinado à conclusão de outro trecho da TransNordestina, entre Eliseu Martins (PI) e o Porto de Pecém (CE).
Histórico da TransNordestina
Projetada em 2002 pelo Governo Federal, a ferrovia TransNordestina tinha previsão de conclusão para 2016, mas apenas 705 km dos 1.200 km planejados foram entregues. A obra tem como objetivo principal facilitar o escoamento de cargas entre os portos de Suape e Pecém, além de abranger áreas como Eliseu Martins (PI) e Porto Franco (MA).
O trecho atual em fase de construção conecta Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e Missão Velha e Acopiara, no Ceará, ampliando a integração regional.
A concretização da interligação entre o Porto de Cabedelo e a TransNordestina poderá abrir novas perspectivas para o desenvolvimento econômico da Paraíba e do Nordeste como um todo.
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora