A Embaixada dos Estados Unidos desmentiu nesta terça-feira (5) a informação de que o novo prédio do órgão a ser construído em Brasília terá nove andares subterrâneos. Em nota, a assessoria do consulado informou que a construção terá apenas um pavimento abaixo do nível da rua, respeitando as características da paisagem da capital federal.
“A modernização da Embaixada inclui a construção de um novo prédio no mesmo local, com apenas um pavimento abaixo do nível da rua, respeitando as características da paisagem original de Brasília. A nova instalação vai aumentar a capacidade de entrevistas de vistos em 40% e gerar um quarto da energia necessária para suas operações.”
A nota também diz que o novo prédio possui estacas com profundidades entre 10 metros e 30 metros abaixo do solo e que o Governo dos EUA tem trabalhado em colaboração com o Distrito Federal e o Ministério das Relações Exteriores para obter as aprovações e licenças necessárias para o projeto.
“A relação entre o Brasil e os EUA é sólida, mas também está em constante evolução. É evidenciada pela nossa significativa presença no país, como a sexta maior missão diplomática dos EUA no mundo”, disse o porta-voz da embaixada, Luke Ortega.
O projeto da nova sede foi anunciado em 2015, e a expectativa é de que o prédio esteja pronto em 2028. Depois, levará mais dois anos para construção de outras instalações, como área de lazer e moradias para forças de segurança dos fuzileiros navais.