O segundo voo da FAB (Força Aérea Brasileira) com brasileiros repatriados do Líbano chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (8). O avião resgatou 227 pessoas e 3 animais de estimação da área de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah, e pousou no aeroporto de Guarulhos (SP). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 3 mil brasileiros, dos 21 mil que moram no território libanês, desejam deixar o país. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
A aeronave saiu de Beirute, capital do Líbano, às 12h30 (horário de Brasília) e fez uma parada técnica em Lisboa. No domingo (6), os primeiros 229 repatriados chegaram à Base Aérea de São Paulo. A recepção dos brasileiros contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é repatriar, por semana, 500 brasileiros.
O Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que estão no Líbano a seguir as recomendações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que tenham recursos, a procurarem sair do país por meios próprios.
Conflito
A Força Aérea de Israel realiza nesta segunda-feira (7) uma série de ataques aéreos “em larga escala” a vilarejos do Líbano, em uma nova ofensiva contra o grupo terrorista Hezbollah. A imprensa israelense fala em pelo menos 30 localidades no sul no país vizinho que foram bombardeadas nas últimas horas.
Há relatos de mais bombardeios em Dahieh, o subúrbio xiita ao sul de Beirute que é reduto do Hezbollah e tem sido o principal ponto de ataque dos israelenses. Foi naquela localidade onde importantes lideranças da organização terroristas foram mortas recentemente, incluindo o secretário-geral do grupo, Hassan Nasrallah.
Foram 120 ataques, alguns deles direcionados a quartéis do Hezbollah, incluindo instalações subterrâneas.
O Canal 12 de Israel informa que ministros foram convocados pelo premiê Benjamin Netanyahu para uma reunião de urgência. Não há detalhes sobre a pauta do encontro.