O velório, que será aberto ao público, acontecerá em São Caetano do Sul às 14h, com o sepultamento marcado para as 19h.
Trajetória e carreira de Ary Toledo
Nascido em Martinópolis e criado em Ourinhos, no interior de São Paulo, Ary Toledo se mudou para a capital paulista aos 22 anos, onde iniciou sua carreira como ator no Teatro de Arena. Cinco anos depois, ingressou no humor, tornando-se uma referência no gênero.
Conhecido por suas piadas satíricas e apresentações cheias de anedotas, Ary compilou mais de 30 mil piadas ao longo da carreira, muitas delas em shows, discos, programas de TV e livros. Corintiano fervoroso, algumas das frases atribuídas ao folclórico presidente do Corinthians, Vicente Mateus, foram adaptadas e popularizadas por ele.
Durante o período militar, Ary ficou conhecido por suas críticas sutis ao regime. Em uma apresentação, fez alusão ao Ato Institucional V ao dizer: “Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato”, o que levou à sua prisão momentânea.
Além de humorista, Ary teve contato com grandes nomes da cultura brasileira, como Vinícius de Moraes e Elis Regina, que o incentivaram a seguir na carreira humorística, consolidando-se como um dos maiores piadistas do país, com um acervo impressionante de 65 mil piadas.
Da Redação
Do Portal Umari
Com SBT