Últimas Notícias

Levantamento aponta a PB no 3º lugar no Brasil em casos de violência política

 Um levantamento do Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Giel/Unirio), divulgado na sexta-feira (19), aponta que no Brasil foram registrados 338 casos de violência contra lideranças políticas ou familiares entre julho e setembro deste ano. Os números revelam um aumento de 115,3% em relação ao trimestre anterior.

O estado de São Paulo é o campeão e lidera o ranking de violência política, com 58 casos. Depois vem o Rio de janeiro, com 47 episódios. Bahia, Ceará e Paraíba empatam em terceiro lugar, com 23 casos cada. A violência atingiu 25 partidos com diferentes espectros ideológico. União Brasil ocupa o primeiro lugar com 41 episódios, seguido pelo PT (39), MDB (37) e PL (33).

“O 3° trimestre de 2024 foi o período com maior número de casos na série histórica dos boletins. Ao todo, desde 2019, o OVPE (Observatório da Violência Política e Eleitoral) já soma 2.673 episódios em todo o país”, diz o documento.

Os índices de violência também cresceram comparados as eleições anteriores. Em 2022, o grupo contabilizou 263 casos de violência no período de campanha eleitoral, já em 2020 houve 235 episódios. Neste ano, a maioria das vítimas foram lideranças políticas locais (267) que concorreram ao pleito municipal e 38 pré-candidatos. Os principais alvos são homens (71%), na faixa etária de 40 a 59 anos (52%).

Os dados do Giel mostram que a violência física foi a modalidade mais comum no período, com 179 episódios. Também aconteceram 88 tentativas de homicídio contra políticos, tanto em exercício quanto fora de mandatos, que resultaram em 33 óbitos, no período analisado.

Veja os dados completos do levantamento no link:

Da Redação

Do Portal Umari

Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.