O certificado é relativo ao ano de 2023. A avaliação das práticas de segurança é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base em indicadores que seguem um padrão internacional de qualidade assistencial. São avaliados três indicadores que contemplam a avaliação do grau de risco de quedas e lesão por pressão e o preenchimento completo do checklist de cirurgia segura. Também é exigida a comprovação da existência de protocolos e treinamentos referentes às metas internacionais de segurança do paciente.
“Esse certificado é resultado do esforço da equipe assistencial do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, principalmente dos profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva. Parabenizo a todos pelo reconhecimento”, declarou o gestor clínico e técnico do hospital, José Calixto da Silva Filho.
A entrega do certificado foi feita a José Calixto pelo diretor geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira de Menêzes, e pela coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da agência, Polianna Estrela Lima de Andrade. A coordenadora de Qualidade dos hospitais próprios da Unimed João Pessoa, Jacqueline Castro, e a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Suênia Jamile Marques de Souza, também participaram do evento.
Programação interna
Para comemorar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, a área de Qualidade dos hospitais próprios da Unimed João Pessoa realizou uma programação interna para as equipes assistenciais das unidades.
No dia 20, a ação foi realizada no Hospital Medical Unimed; no dia 26, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley; e no dia 27, no Hospital Pediátrico Unimed. A programação incluiu palestras voltadas para a atualização profissional na segurança do paciente.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Assessoria de Comunicação