Um grupo de 25 comerciantes do segmento participou da Feira de Panificação e Confeitaria (Fipan), realizada em São Paulo, em julho. Participante da caravana que visitou a maior feira do segmento da América Latina, Walmir Gaião é proprietário da panificadora Bom Jesus, em Lagoa Seca. “Conferimos equipamentos, matérias-primas, insumos, embalagens e serviços inovadores para o setor de panificação e confeitaria. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) promoveu a participação do grupo e o BNB vem oferecendo o crédito para que os empresários possam fazer os investimentos necessários”, avaliou.
Como principal produto para os financiamentos do segmento, o Banco do Nordeste disponibiliza o Cartão BNB para a compra de máquinas e equipamentos, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O agente de Desenvolvimento do BNB, José Vicente de Melo, ressalta o crescimento do ramo da panificação. “Os dados do Sebrae nacional são de que esse segmento mais que dobrou no país, no intervalo de 2013 a 2023. Isso se reflete tanto na produção, quanto na prestação dos serviços de panificação e confeitaria, sendo uma oportunidade para o empresário do setor investir e otimizar a produção”, ressalta.
O setor ampliou de 19,6 mil estabelecimentos, em 2013, para 44,5 mil em 2023 em todo o Brasil, de acordo com o Sebrae. A participação na Fipan também contou com participação de representantes do Sindicato dos Panificadores de Campina Grande (Sindipan), Associação Paraibana dos Panificadores do Estado da Paraíba (Aspanep) todos com participação no Prodeter da Panificação e Confeitaria de Campina Grande e região.
Integram o Prodeter da Panificação e Confeitaria os municípios de: Alagoa Nova, Areia, Areial, Boqueirão, Esperança, Lagoa Seca, Pocinhos, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Branca, Soledade, Sumé e Campina Grande.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Parlamento PB