Últimas Notícias

Paraíba lidera número de MEIs no Nordeste com 19,5% dos trabalhadores formais

 

A Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, divulgada na última quarta-feira (21) e realizada com dados de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a Paraíba lidera o número de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados entre a região Nordeste.

No total, os MEIs da Paraíba formam um contingente de 196,6 mil pessoas, que representa 19,5% do total de ocupados formais do estado. Esse percentual é o maior da região Nordeste e o 5º maior do país, atrás somente do Rio de Janeiro (23,9%), Espírito Santo (23,4%), Minas Gerais (20,3%) e Goiás (20%).

Para ter acesso ao MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos, entre eles: exercer atividades que estejam na lista de ocupações permitidas; contratar, no máximo, um empregado que receba o piso da categoria ou um salário-mínimo; não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa; não possuir mais de um estabelecimento; ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.

Em 2022, a composição de atividades desempenhadas pelos microempreendedores paraibanos seguiu a mesma tendência do ano anterior (2021). A atividade de comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas continua sendo a principal, com 39,8% do total de MEIs. Bem abaixo, estavam as atividades de alojamento e alimentação (10,5%); outras atividades de serviços (10,3%); indústrias de transformação (9,3%); e transporte, armazenagem e correio (7,2%).

Confira as atividades que foram mais realizadas:

A pesquisa realizada em 2022, mostra que cerca de 18,8 mil microempreendedores saíram do cadastro, enquanto 36,6 mil novos MEIs foram criados na Paraíba. Esse resultado representa um saldo positivo de 17,7 mil microempreendedores. Ressalta-se que, em 2021, o saldo positivo foi de 28,3 mil MEIs, o que representa um decréscimo de 37,4% em 2022, quando comparado ao ano anterior. Essa tendência ocorreu em todas as unidades da federação, que tiveram diminuição no saldo, entre 2021 e 2022. Neste comparativo, a Paraíba ficou abaixo das médias nacional (-27,3%) e regional (-35,1%).

O estudo mostra que, em 2022, 48,4% (95.086) dos microempreendedores individuais atuantes na Paraíba tinham aberto suas empresas há até três anos. Para outros 19,5% (38.411 MEIs), o tempo decorrido desde a abertura estava na faixa de três até cinco anos, enquanto 32,1% (63.116) já atuavam há mais de cinco anos.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Mais PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.