Além do prefeito Marcelo Oliveira, também foi morto a tiros o pai dele, Sandi Alves de Oliveira, no final da manhã desta terça-feira, 27, no Conjunto São Geraldo, João Dias-RN.
Seguindo a linha sucessória previsto na Legislação Eleitoral, quem deveria assumir o cargo de prefeito em João Dias seria a vice-prefeita eleita e empossada em 2020, Damária Jácome. Entretanto, ela foi afastada do posto pela Justiça do Rio Grande do Norte.
Após a eleição de 2020, pouco tempo depois que assumiu em 2021, o prefeito Marcelo Oliveira renunciou ao cargo (27 de julho), mas a Justiça descobriu que ele havia renunciado porque estava sendo extorquido pela vice-prefeita Damária, o pai dela, Laete (vereador presidente da Câmara) e os quatro irmãos, e determinou seu retorno ao posto.
Damária foi afastada do cargo de vice e Laete do cargo de vereador. O irmão de Marcelo Oliveira, Jessé Alves de Oliveira, assumiu o posto de presidente da Câmara Municipal.
Os irmãos de Damária entraram em confronto com a Polícia e dois foram mortos e outros dois presos. Marcelo Oliveira reassumiu a Prefeitura de João Dias e estava candidato a reeleição, disputando o posto com dois grupos, um liderado por Damária e outro por Irenilda Fernandes.
Com o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira, o próximo da linha sucessória para assumir o posto de prefeito, interinamente, é o vereador Jessé Alves de Oliveira, presidente da Câmara Municipal e irmão do prefeito, assassinado nesta terça-feira, dia 27.
A Câmara Municipal deve ser convocada com urgência, neste caso, e Jessé Oliveira empossado interinamente no cargo de prefeito. Ainda não se sabe quem vai assumir oficialmente o posto de candidato a prefeito em substituição a Marcelo Oliveira.
O nome do vereador Jessé Oliveira e futuro prefeito interino e atual candidato a reeleição de vereador, está entre os citados para assumir o posto de candidato a prefeito, porém é tudo muito prematuro para ser discutido diante da tragédia vivenciada pela Família Oliveira.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral