O evento foi aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e também foi palco para a assinatura do ‘Pacto Contra a Desinformação’, um documento que representa um compromisso firme em prol da democracia. Representantes de diversas entidades signatárias, incluindo o advogado Rêmulo Gonzaga, que representou a Famup, assumiram o compromisso de combater a desinformação, um dos maiores desafios das eleições modernas.
O Sistema IAra foi formatado para auxiliar magistrados e magistradas em tomada de decisões, em processos que envolva o mau uso da Inteligência Artificial (IA), com foco na detecção das Deep fakes. A ferramenta foi desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o TRE-PB.
A desembargadora Agamenilde Dias, ao abrir o evento, destacou que “a identificação da utilização de tecnologias de inteligência artificial que possam comprometer as eleições e a democracia é uma preocupação constante da Justiça Eleitoral brasileira, especialmente em tempos em que a comunicação e autocomunicação de massa são realizadas sem compromisso com a verdade”.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Assessoria de Imprensa Múltipla Comunicação