O projeto aprovado pelas duas Casas do Congresso e sancionado pelo presidente altera a Lei nº 14.555 de 2023, que estabeleceu as festas juninas como manifestação cultural nacional, adicionando as quadrilhas ao texto.
Na justificativa, o deputado paraibano argumentou que as festas juninas são uma das maiores celebrações do Brasil, atrás apenas do Carnaval.
“É clarividente a necessidade de proteger essas manifestações culturais do São João, aqui elencada pelas quadrilhas, que são grandiosas, diversas e, verdadeiramente, brasileiras”, escreveu Ruy Carneiro.
No Senado, antes de ir ao Plenário, a proposta passou pela Comissão de Educação e Cultura com relatório favorável da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
“Além de ser uma expressão artística e de entretenimento, a quadrilha junina desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural brasileira. As apresentações são oportunidades para a comunidade se reunir, celebrar e transmitir tradições de geração para geração”, ressaltou.
Da Redação
Do Portal Umari
Com CNN