A deputada federal paraibana Luiza Erundina (PSOL-SP), de 89 anos, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio Libanês e foi transferida para o quarto, informou a assessoria da parlamentar nessa sexta-feira (7). Erundina passou mal na Câmara dos Deputados nessa quarta (5) e foi internada no hospital na capital federal.
Ela estava discursando sobre uma matéria da qual era relatora quando sentiu falta de ar e precisou ser retirada da sala. A sessão foi, então, suspensa.
A parlamentar fez um discurso de seis minutos em favor da matéria, da qual é relatora, que obriga o Estado brasileiro a identificar publicamente os lugares onde ocorriam a repressão política durante a ditadura civil-militar que governou o país de 1964 a 1985.
Aos 89 anos, a parlamentar é a mais idosa desta legislatura da Câmara dos Deputados. Apesar de representar o estado de São Paulo na Câmara, a parlamentar também destina emendas para bancar políticas públicas no seu estado natal.
Formada em Serviço Social na Paraíba, Erundina tem mestrado em ciências sociais e é uma das fundadoras do PT, partido do qual saiu em 1997. Fez toda a carreira política em São Paulo, onde chegou a ser prefeita, além de vereadora e deputada estadual.
Visita do presidente
Após retornar ao quarto comum, a deputada recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas redes sociais, Lula postou uma foto beijando a testa de Erundina, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
“O retorno do respeito à democracia e de um ambiente civilizado na política é fundamental para combatermos juntos o discurso e práticas de ódio de poucos”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio