Durante a semana, serão ministradas palestras nas escolas, com apresentação teatral e gincanas; e oferecidos serviços como vermifugação, teste de leishmaniose e adoção de animais. De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande, Waléria Assunção, o intuito principal das ações é educar as pessoas, principalmente no âmbito escolar, quanto ao cuidado com os animais.
“Precisamos trabalhar a causa animal de forma geral, da prevenção de doenças até o direito animal, já que todo animal tem direito a abrigo, água e comida, medicação, por exemplo. Assim, de forma lúdica, vamos abordar vários temas, como a questão da própria zoonose, que envolve transmissões de doenças e os maus-tratos, para que possamos conscientizar a população sobre os principais problemas da saúde animal e como podemos colaborar com a redução deles”, explica Waléria.
No período de segunda-feira a quinta-feira (25), serão realizadas ações educativas em escolas públicas e privadas, com palestras sobre temas como ‘Cuidados para com os animais’, ‘Leishmaniose e outras doenças’ e ‘Legislação de maus tratos contra animais’. A programação inclui ainda teatro, apresentação de grupo de forró e gincana sobre a Campanha Abril Laranja.
A gerência, em parceria com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), fará também um treinamento com policiais militares que atuam no combate aos crimes contra os animais. A atividade visa capacitar os policiais sobre a legislação atual para que eles possam ter um olhar diferenciado para a causa animal, e assim atuar de forma especializada em casos de maus-tratos. A formação vai acontecer no dia 26, nas dependências da Polícia Militar.
Também no dia 26 será realizado o ‘Dia S’ (Dia da Solidariedade). Será a culminância de toda a programação. A mobilização acontecerá na Praça da Bandeira, das 8h às 14h, com adoção de cães e gatos, disponibilização de teste de leishmaniose, vermifugação, vacina antirrábica e orientações de saúde animal para os tutores. Além disso, haverá exposição de produtos feitos por produtores independentes, quando serão apresentados seus trabalhos como artesãos, floristas e de habilidades manuais.
A Campanha Abril Laranja se baseia em cinco eixos que abordam o bem-estar animal: livre de fome, sede e má nutrição; livre de dor, injúria e doenças; livre de desconforto; livre de medo e estresse; e livre para se expressarem naturalmente. O objetivo do bem-estar animal é conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais (nutricional, ambiental, sanitário e comportamental).
Da Redação
Do Portal Umari
Com Espaço PB com Secom-PB – Foto: Divulgação