O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer. A filiação partidária é condição essencial para garantir a elegibilidade da candidata ou do candidato e está prevista na Constituição Federal (artigo 14). A legislação brasileira não permite a candidatura avulsa, sem a candidata ou o candidato estar vinculado a um partido político.
Campina – Na cidade vários postulantes a Casa de Feliz Araújo, ainda estão com o seu futuro partidário incerto. É o caso da vereadora Fabiana Gomes (PSD), que já teve veto feito e desfeito para ficar onde se encontra. Já o vereador Pimentel Filho, que festivamente se filiou há algumas semanas ao PSB, já ensaiou deixar precocemente o partido. Vale ressaltar que Pimentel esteve recentemente com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).
Já a vereadora ´Dona Fátima´ continua mantendo contatos com o PSB e com o Podemos (Romero Rodrigues), legenda por onde se elegeu (2020) e posteriormente se desfilou. Por fim, o vereador-presidente Marinaldo Cardoso cogita ficar no Republicanos, mas não tira do radar a sua filiação ao Podemos. O problema de Marinaldo é que devido a perspectiva de obter uma grande votação o mesmo não é querido por alguns pré-candidatos com menor votação.
O ato de filiação deve ser feito com a própria legenda de interesse. Caso queira confirmar se obteve êxito no procedimento, é possível emitir uma certidão, que informa a existência ou não de filiação partidária.
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora