O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta preocupante para o litoral da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa, prevendo chuvas intensas e ventos fortes. Vinte e três cidades estão sob a influência desse alerta, que tem vigência das 10h de hoje até as 10h de amanhã (27).
As previsões indicam que a região pode registrar entre 20 e 30 mm/h de chuva, com acumulações de até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos alcançando até 60 km/h. Embora o risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, a população deve estar atenta.
É recomendado evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda deve ser evitado, assim como o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergências ou dúvidas, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Confira abaixo as cidades afetadas pelo alerta:
Sapé
Santa Rita
RioTinto
Pitimbu
Pedro Régis
Pedras de Fogo
Mataraca
Marcação
Mamanguape
Lucena
João Pessoa
Jacaraú
Itapororoca
Curral de Cima
Cuité de Mamanguape
Cruz do Espírito Santo
Conde
Capim
Cabedelo
Caaporã
Baía da Traição
Bayeux
Alhandra
Neste período, o Brasil atravessa o outono, marcado pela transição entre o verão e o inverno. No Hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, o outono se inicia entre os dias 20 e 21 de março, caracterizando-se pela redução gradativa das temperaturas e pelo encurtamento do período diário de luz solar. Além disso, é conhecido como a estação das frutas.
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora