A elevação das temperaturas também pode ocasionar fortes chuvas, características dos meses de verão e com isso favorecer ainda mais a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zica e Chikungunya. Algumas regiões do país enfrentam aumento significativo no número de pacientes com dengue. O Estado de São Paulo, por exemplo, contabilizou nesta quarta-feira (13), 60 mortes causadas pela dengue em 2024, e cerca de 196 mil casos confirmados, segundo o painel de controle da doença da Secretaria de Estado da Saúde. Com a nova onda de calor e os riscos de pancadas de chuvas, é preciso ter atenção e cuidados redobrados com a dengue.
“Os principais sintomas da doença são: febre alta, manchas avermelhadas na pele, dores de cabeça e pelo corpo, principalmente nas articulações. Quem apresenta algum desses sintomas deve procurar atendimento médico imediato. A principal forma de prevenção é eliminar pontos que podem acumular água, locais propícios para a proliferação das lavas do mosquito transmissor da dengue. Para isso, é importante manter caixas d´água bem tampadas, evitar o acúmulo de lixo, realizar a limpeza frequente de ralos, calhas, além de eliminar pratos em vasos de plantas”, explica Dra. Sara Morhbacher, clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
De acordo com a médica, em dias quentes também é importante beber bastante água, para evitar a desidratação corporal. Uma alimentação leve, composta de carboidratos, frutas, legumes e verduras contribui para uma boa digestão e evitar sintomas de desconforto como azia e enjoos. A especialista diz ainda que as pessoas devem estar mais atentas a proteção dos idosos e crianças durante o período.
“A atenção deve ser redobrada com a saúde desse público, que geralmente não sente muita sede e pode se desidratar com mais facilidade. Idosos e crianças são mais vulneráveis as bruscas alterações climáticas”, disse.
Orientações sobre os cuidados para manter a boa saúde durante os dias quentes de verão
Utilize protetor solar: é fundamental para auxiliar nos cuidados com a pele e proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares.
Roupas leves e assessórios para ajudar a enfrentar o calor: roupas leves e claras, uso de acessórios como chapéus, óculos de sol ou até mesmo sombrinhas ajudam quem precisa se locomover pelas ruas em dias de muito sol e calor.
Beba água: a hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.
Evite realizar exercícios físicos entre às 10 horas e às 16 horas: durante esse período, o calor é predominante e pode prejudicar a saúde física e respiratória.
Lavar nariz e olhos com soro fisiológico: a lavagem pode evitar a secura e o sangramento das narinas.
Mantenha a casa limpa, higienizada e arejada: a poeira e a sujeira podem auxiliar na manifestação de bactérias, prejudicando a saúde respiratória.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Notícias ao Minuto