“Mais de 20 acordos foram firmados entre Brasil e França nesta quinta-feira, a exemplo do financiamento e troca de experiências para a transição ecológica e energética, bioeconomia, agricultura, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero”, destacou Gervásio, acrescentando que foi uma honra participar da comitiva e recepção de Macron ao Brasil.
“O Brasil voltou para o mundo! Que orgulho fazer parte desse momento”, enfatizou Gervásio Maia.
O líder francês chegou ao Brasil na terça-feira (26), em Belém, onde, ao lado do presidente brasileiro, visitou a Ilha do Combú, em plena Floresta Amazônica, e participaram de uma reunião com indígenas e uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.
No dia seguinte, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).
Na sequência, Macron foi à cidade São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Atos bilaterais
Por ocasião da visita, encerrada na quinta-feira (28), Lula e Macron assinaram 21 atos bilaterais, incluindo um Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França e um acordo de cooperação jurídica internacional. Também foi assinada uma declaração de intenções pela retomada do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, envolvendo pesquisas científicas e inovação, e declarações de cooperação contra o garimpo ilegal e sobre a Cooperação entre o Parque Amazônico da Guiana e o Parque das Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, fronteira com o país vizinho, a Guiana Francesa, que é território do país europeu.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Parlamento PB