Biópsia por congelação permite que os patologistas analisem amostras de tecido em tempo real durante o ato cirúrgico.
O Hospital HELP registrou um marco na última segunda-feira (18). É que foi realizado o primeiro procedimento de biópsia por congelação. Este procedimento é possível graças à estruturação de uma sala de congelação dentro do centro cirúrgico, equipada com um criostato.
A biópsia por congelação permite que os patologistas analisem amostras de tecido em tempo real durante o ato cirúrgico. O médico patologista, Eduardo Moreira de Queiroga, explicou a importância desse procedimento.
“O exame minucioso intraoperatório da amostra permite a definição da melhor conduta para cada paciente. Isso é fundamental, por exemplo, para determinar se uma lesão é “maligna” ou “benigna”, além de analisar precisamente a margem de segurança da lesão”, pontuou.A parceria com o laboratório Anátomo, especializado nesse tipo de procedimento, garante a precisão e confiabilidade dos resultados, proporcionando informações valiosas aos cirurgiões em tempo real. Essas informações não apenas influenciam diretamente no curso da cirurgia, aumentando suas chances de sucesso, mas também contribuem para uma recuperação mais eficaz e segura do paciente pós-operatório.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio