O programa Opera Paraíba foi criado em 2019, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a proposta de facilitar o acesso da população paraibana às cirurgias eletivas, diminuindo o tempo aguardado na fila de espera.
As especialidades atendidas durante os dois dias são de cirurgias gerais, como hérnia e vesícula, ginecológicas, como os procedimentos de histerectomia, e oftalmológicas, como as cirurgias de catarata e pterígio.
Atendendo a proposta de interiorização da assistência de saúde que vem sendo implementada pelo Governo do Estado, o Opera Paraíba está presente em 28 hospitais da rede estadual de saúde, pactuados para a realização das cirurgias pelo programa, seja de forma regular ou itinerante.
Para o secretário de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a meta é expandir a quantidade de procedimentos e especialidades ofertadas. “Nosso objetivo é ampliar os investimentos para assim aumentar a capacidade de execução do programa, com a realização de mais procedimentos e implantação de novas especialidades. O povo paraibano merece ter acesso à saúde de qualidade e com eficiência,” destacou.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretária de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora