A vacina contra a dengue foi incorporada á assistência preventiva do Programa Nacional de Vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão das faixas etárias pré-estabelecidas foi baseada nas taxas de hospitalização dos últimos cinco anos no Brasil. Além disso, foram definidos critérios para escolha das regiões de saúde que seriam contempladas pela vacinação. Tais decisões foram tomadas por conta com quantitativo de doses restrito. Na Paraíba, ficou definido que todos os municípios seriam contemplados com as doses da vacina, o que inclui o município de Marí, onde recebeu 583 doses do imunizante.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue é um passo importante e necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença. Lembrando que é importante completar o esquema vacinal, composto por duas doses com intervalo de três meses. Destacou a Secretária de Saúde Virgínia Carvalho.
Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
As demais ações existentes para o controle e prevenção de dengue, devem ser mantidas como evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. Não deixe entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada. Guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva. Todos juntos contra o mosquito Aedes Aegypti, juntos somos mais fortes nesta luta.
Prefeitura Municipal de Marí, É Plantando Que Se Colhe O Futuro!
Da Redação
Do Portal Umari
Com Assessoria de comunicação
Por Carlos Alcides