O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com cidadãos do Brasil que estavam em Israel deixou o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, às 11h55 deste sábado (14), no horário de Brasíla. Ao todo, 215 repatriados e 16 pets voltam para o país vindos da zona de conflito entre o Exército israelense e o grupo terrorista Hamas. A expectativa é que o avião chegue ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, à 1h45 da manhã deste domingo (15).
O grupo está com nove bebês de colo. Dos 16 animais de estimação, sete embarcaram na cabine de passageiros e nove estão sendo transportados no porão da aeronave.
Ao todo, com esse quinto voo, já são 916 passageiros e 24 animais que retornaram ao Brasil ou estão em deslocamento para o país desde o início da Operação Voltando em Paz, do governo brasileiro.
Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, toda a equipe está mobilizada para garantir que os brasileiros que têm interesse em voltar ao país sejam transportados em segurança. A articulação do governo começou no último sábado (7), data em que os atentados terroristas em Israel se desdobraram no conflito armado de grandes proporções entre Gaza e Israel.
De acordo com levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), pelo menos 2,7 mil brasileiros têm interesse em retornar ao país. Atualmente, a prioridade são brasileiros sem passagens, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.
O governo também articula transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv.
Deslocamento na fronteira
Neste sábado (14), um grupo de brasileiros começou o deslocamento para cruzar a fronteira de Gaza. Eles estavam abrigados em uma escola, no norte da região, e seguiram em um ônibus fretado pelo Brasil para Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. No local, eles se juntam a outro grupo de cerca de dez brasileiros que têm interesse na repatriação.
O governo federal também articula com autoridades palestinas do Egito e de Israel o cruzamento em segurança da fronteira do território palestino com o Egito na cidade de Rafah.
Da Redação
Do Portal Umari
Com R7