O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu neste sábado (14) a presidência do P-20 (Presidentes de Parlamento do G20 – grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia), substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiano, Om Birla. A cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia, onde está sendo realizada a 9ª cúpula do grupo. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
“Tive a honra e o privilégio de receber hoje, em Nova Déli, a presidência do P-20, em nome do parlamento brasileiro. No próximo ano, vamos receber em Brasília os integrantes do P-20 para renovarmos o intercâmbio entre os parlamentos do grupo”, afirmou.
Em sua fala, Lira ressaltou que o Brasil repudia atos de violência e agressões militares, “sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes”. “Defendemos o diálogo e o entendimento para resolver situações controversas”, declarou.
Na quinta-feira (12), o presidente da Câmara afirmou que os recursos para combater a crise ambiental deveriam receber investimentos dos países ricos. “Em especial, nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas”, disse.
O tom da fala de Lira seguiu o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.
Na ocasião, Lira destacou ainda que a pauta verde é uma das “maiores prioridades” do Legislativo brasileiro. “O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável”, elogiou. Da Índia, o parlamentar segue para a China.
Veja a programação da viagem, que inclui uma comitiva de parlamentares, de 10 a 21 de outubro:
Outros seis deputados estão com Arthur Lira na viagem. São eles: Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Luís Tibé (Avante-MG).
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio