O governo federal pretende lançar um concurso com cerca de 500 vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) nesta sexta-feira (28). A informação foi confirmada ao R7 por ministros do governo.
A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie o certame durante uma visita pela manhã ao Acampamento Terra Livre, em Brasília, tradicional evento de mobilização indígena que ocupa uma área próxima à Esplanada dos Ministérios.
O acampamento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), chega em sua 19ª edição e deve reunir até sete mil pessoas de cerca de 200 povos indígenas. A manifestação deste ano pede demarcação de terras indígenas, fim das violências contra os povos originários e mais rigor no enfrentamento às mudanças climáticas.
A presidente da Funai, a indígena Joenia Wapichana, comentou sobre a reestruturação da fundação durante entrevista à Voz do Brasil, no último dia 19.
Demarcação de terras indígenas
O governo também se prepara para a homologação de novas terras indígenas. Atualmente, 14 processos estão prontos para ser efetivados. São eles:
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio