Começa nesta segunda-feira (10) em toda a Paraíba a 25ª Campanha Nacional de Vacinação, até 31 de maio de 2023. No dia 15 de abril está previsto o Dia D de vacinação. A Secretaria de Saúde da Paraíba distribuiu 128 mil doses de vacina contra a Influenza/Butantan (gripe) para os 223 municípios, destinadas a grupos priortários.
A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha.
O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, os Municípios que já receberam as vacinas têm autonomia para adiantar a vacinação.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza na Paraíba são os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, e adolescentes e jovens com privação de liberdade.
Campanha
A campanha contra a Influenza será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários. A operacionalização de envio das doses será realizada por meio de pautas de distribuição, conforme os quantitativos entregues pelo Ministério da Saúde e de acordo com a população alvo de cada município.
No dia D de Vacinação, que acontece no dia 15 de abril, o foco será a vacina contra a Influenza, mas a população pode aproveitar para atualizar a caderneta com as vacinas de rotina, bem como contra a Covid-19.
João Pessoa
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio