Ribeiro participou pela manhã, em João Pessoa, de um encontro liderado pelo Governador da Paraiba, João Azevêdo, com os governadores do Nordeste, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, parlamentares paraibanos, integrantes do grupo de trabalho na Câmara, secretários de fazenda, o secretário extraordinário da reforma, Bernard Appy, e prefeitos. À tarde, na Assembleia Legislativa da Paraíba, discutiu o tema com deputados estaduais e representantes do setor produtivo.
“O governador João Azevêdo nos deu a oportunidade de debater com os governadores do Nordeste e recebemos de forma consensual deles o apoio à reforma, fortalecendo assim o nosso trabalho. Também tivemos a fala do presidente Arthur Lira afirmando que só haverá recesso parlamentar depois da reforma tributária ser votada. À tarde, discutimos de forma muito proveitosa com o setor produtivo e deputados detalhes da proposta. Sem dúvidas, neste dia a Paraíba entra para a história do debate sobre reforma tributária no nosso país”, disse.
Aguinaldo reconheceu ainda a importância de João Azevêdo para conseguir o apoio de outros governadores. “Eu conto com o governador da Paraíba neste processo de buscar aprovação da reforma junto a outros estados. A contribuição dele é fundamental para nos fortalecer no convencimento de que este é o momento de mudar o nosso sistema tributário”, afirmou.
Os principais pontos da reforma foram apresentados nos dois eventos, onde Aguinaldo garantiu que busca simplificação, segurança jurídica e eficiência.
“Estamos fazendo uma mudança estrutural que pode gerar crescimento econômico, com o pressuposto de não aumentar impostos. Outro ponto é que acredito, no momento, que o IVA [Imposto sobre Valor Agregado] único seria o melhor, do ponto de vista da simplificação da legislação, por exemplo. Mas é a política que vai fazer essa definição”, comentou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ressaltou a boa recepção dos governadores do Nordeste ao IVA único. “Achava que iriam defender o IVA dual. Aqui, o que eu vi foi totalmente diverso. E isso, para mim, foi agradável”, revelou Lira, que garantiu: “Neste semestre não entraremos em recesso sem levar para discussão no plenário”.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Parlamento PB