“Estamos convocando a vigilância epidemiológica, a coordenação de imunização e atenção básica para sensibilizar o fortalecimento da oferta e do esclarecimento da importância da vacina febre amarela junto à população adulta ou infantil”, pontuou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde.
Desde 2020, a vacina da febre amarela foi implantada no calendário de vacinação da Paraíba para crianças menores de 1 ano de idade, ou seja, faz parte do calendário básico de vacinação e é ofertada dentro da rotina de uma sala de vacina. Em 2021, foi ampliada para a população de 5 anos aos 59 anos de idade. As crianças aos 9 meses de idade já devem ser vacinadas com a primeira dose contra a febre amarela e aos 4 anos de idade recebem a dose de reforço, já as pessoas a partir de 5 anos de idade a 59 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem tomar uma dose única contra a febre amarela.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, pessoas a partir de 60 anos devem ser avaliadas sobre o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária, decorrentes a comorbidades. Já mulheres grávidas são contraindicadas a tomarem a vacina da febre amarela, portanto não podem receber a vacina. “No ano de 2022, na Paraíba, tivemos uma cobertura vacinal de 50,84% com homogeneidade de 14,08%. Apenas 33 municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal de 95%. Então, essa nossa reunião hoje é para que a gente possa fortalecer e intensificar com os municípios a vacinação contra a febre amarela para melhorar as coberturas vacinais,” alertou.
A SES informa à população que a vacinação contra febre amarela é de livre demanda, ou seja, o acesso à vacina acontece sem a necessidade de agendamento prévio, é só ir até uma sala de vacinação e tomar a vacina.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Secom