A formação é uma iniciativa da Coordenação da Educação Inclusiva e Orientação Educacional e foi realizado na Câmara Municipal casa José Paulo de França, no centro da cidade.
Durante a formação, foram abordados temas como legislação e atribuições do cuidador de aluno especial, deficiência física, visual, auditiva e intelectual, os conceitos de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades e superdotação. Ainda na formação, foi realizada uma dinâmica com os profissionais, além da leitura dos livros e Oficinas.
O encontro foi ministrado pela coordenadora de Educação Inclusiva, Antônia Leite com a participação de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, bombeiros, enfermeira, assistente social além de psicopedagogos. A coordenadora Antônia Leite avalia a iniciativa. “É um momento muito esperado desde quando entrei nessa função, que é muito importante. Essas Formações são fundamentais porque traz uma troca de experiências. As minhas expectativas serão alcançadas e de forma positivas, porque a gente também aprende muito com o curso”, afirmou Antônia Leite.
A Secretária de Educação, Rosemagna Cunha, explica que o papel do orientador na formação é falar sobre a parceria do profissional com o cuidador de aluno especial dentro da escola. “Falamos sobre o caderno com instruções e características do comportamento do aluno. Esse diário é preenchido pelo cuidador com relatos sobre o estudante. Com esse documento, o cuidador se respalda e a supervisão da equipe de assessoramento técnico consegue acompanhar o desenvolvimento desse aluno”, disse Rosemagna Cunha secretária de educação.
Da Redação
Da Assessoria de Comunicação
Por Carlos Alcides