O primeiro passo para a implantação desse serviço foi dado na manhã desta sexta-feira (24), com uma palestra para as internas na qual foram passadas orientações sobre a importância do planejamento familiar e informações sobre os procedimentos oferecidos, para que elas possam conhecer o assunto.
De acordo com a diretora da Maternidade Frei Damião, Marcela Tarcia, a oferta desse serviço é uma ação em favor da saúde coletiva, como direito de todo cidadão. “Levar esse atendimento para o ambiente prisional é garantir que essas mulheres tenham acesso aos serviços públicos de maneira facilitada, permitindo, nesse caso, que elas possam decidir se querem engravidar e quando isso vai acontecer”, pontua.
Na ocasião, 27 mulheres assistiram à palestra, que contou com a participação da equipe de saúde da penitenciária, com psicóloga, assistente social, médica e enfermeira, além da coordenadora do ambulatório da Maternidade Frei Damião, Heliane Medeiros.
Além das informações e da oferta dos serviços, foram esclarecidas todas as dúvidas acerca dos procedimentos, com o objetivo de orienta-las para que tomem uma decisão consciente quando decidirem realizar o planejamento familiar.
A diretora da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, reforça o valor da ação. “Essa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Segurança Pública vem ampliar uma garantia de direitos que está prevista para as pessoas privadas de liberdade, a saúde. Fica a sensação de dever cumprido como profissional e como ser humano”, observou.
Conforme a lei federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável, sem que necessariamente se parta para um procedimento cirúrgico de difícil ou até de impossível reversão.
O planejamento familiar passa pela definição dos objetivos e desejos do casal e de cada um, individualmente. Por isso, a sinceridade também é peça fundamental. Apenas depois da conversa é iniciada a busca pelas ações de saúde do planejamento familiar.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral