O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (7), com o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara e o convidou para assumir a presidência do Banco do Nordeste (BNB). A financeira estava sob a chefia de indicados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo informações do jornal O Globo, Lula cogitava três nomes para a presidência do BNB: Zilana Melo Ribeiro, atual presidente do conselho de administração do Instituto Nordeste Cidadania (Inec); Stelio Gama, que preside o Inec, e o de Paulo Câmara.
Agora, o próximo passo é a aprovação do Senado por meio de um projeto de lei que altere a Lei das Estatais e reduza o prazo para políticos assumirem os cargos.
Os nomeados para estatais deve estar afastados dos seus partidos há, pelo menos, três anos, conforme a legislação vigente.
O ex-governador de Pernambuco se desfiliou da legenda há apenas, 12 dias, quando deixou a vice-presidência da executiva nacional do PSB.
Segundo Lula, o histórico de Paulo confere uma forte indicação para ocupar o cargo. O futuro presidente do banco é auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), economista e tem pós-graduação em Finanças.
No governo de Eduardo Campos, Câmara foi secretário de Administração e da Fazenda. Foi pela indicação de Campos que Paulo Câmara foi candidato ao governo, sendo eleito em 2014, ocasião que resultou na sua reeleição quatro anos depois.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB