Na pauta, a principal discussão é sobre como aprimorar as relações federativas e os investimentos do Governo Federal na região. Cada estado irá apresentar os projetos prioritários e também um relatório de atividades executados pelo Consórcio.
Na ocasião também será realizada uma apresentação sobre a estrutura do Consórcio e seus mecanismos de funcionamento. Na programação ainda consta a apresentação do Projeto Nordeste 2023-2033, que será feita pela professora Tânia Bacelar.
Bacelar é especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga. Ela é reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, tendo atuado na Sudene durante 20 anos.
Outro ponto do encontro promovido pelo Consórcio Nordeste é a reunião entre procuradores gerais e secretários de comunicação dos nove estados do Nordeste. O governador João Azevêdo foi eleito para presidir a instituição em dezembro e vai comandar a reunião. O encontro ocorrerá no Centro de Convenções, a partir das 10h.
O Governo Lula já confirmou presença e vai enviar a o secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, para a primeira reunião do Consórcio Nordeste em 2023.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Mônica Melo