O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez a primeira aparição pública com a filha na última sexta-feira (18), segundo as agências de notícias. A Reuters diz que a informação de que se trata da filha do líder foi dada pela agência estatal norte-coreana KCNA, que divulgou as imagens.
As fotos foram feitas durante um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental.
Ainda de acordo com a Reuters, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, também aparece nas fotos.
O nome da menina não foi divulgado. Nas fotos, pai e filha aparecem de mãos dadas, caminhando, durante o teste militar.
"Esta é a primeira ocasião em que vimos a filha de Kim Jong Un em um evento público", disse Michael Madden, especialista em liderança da Coreia do Norte no Stimson Center, com sede nos Estados Unidos.
“Isso tem a gravidade de transmitir um legado. Essas óticas dão a sensação de que também fazem parte do legado dele agora,” destacou Town.
O professor da Universidade Norte-coreana de Estudos, Yang Moo-jin, disse à Reuters que a aparição de Kim Jong-un indica que ele quis mostrar a família como "boa e estável", para que ele apareça como um líder para as "pessoas normais".
Sobre o teste de lançamento do míssil, Moo-jin avalia que a intenção do líder norte-coreano foi provar que ele iria para uma ação real, em vez de recorrer a "palavras vazias", para responder à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e ao Japão.
Kim Jong-un e a filha, durante teste de míssil na Coreia do Norte. — Foto: Reuters
Lançamento do míssil
O míssil foi lançado a aproximadamente mil quilômetros, em um teste que durou 1 hora e 10 minutos. O Ministério da Defesa do Japão informou que a arma poderia viajar por 15 mil quilômetros, o suficiente para atingir os Estados Unidos.
O teste do míssil foi realizado um dia depois de Kim Jong-un alertar sobre "respostas militares mais ferozes" aos Estados Unidos.
Líder norte-coreano e a filha durante teste de lançamento de míssil na Coreia do Norte. — Foto: Reuters
O que se sabe sobre a família de Kim Jong-un
Segundo a Reuters, especialistas acreditam que o líder norte-coreano tenha três filhos: duas meninas e um menino.
Em 2013, o astro aposentado do basquete americano Dennis Rodman disse que Kim Jong-un tinha uma filha "bebê" chamada Ju Ae. Depois de uma viagem à Coreia do Norte naquele ano, Rodman disse ao jornal The Guardian que passou um tempo com Kim e sua família e segurou o bebê.
Ju Ae deve ter hoje entre 12 e 13 anos, o que significa que em quatro ou cinco anos ela vai começar a frequentar a universidade ou entrar no serviço militar, segundo o especialista Michael Madden.
"Isso indicaria que ela será educada e treinada para assumir a liderança - pode ser uma preparação para assumir a posição de líder central, ou ela pode se tornar uma conselheira e jogadora de bastidores como a tia", disse ele.
A Coreia do Norte nunca anunciou quem sucederia seguiria Kim se ele estivesse incapacitado e, com poucos detalhes conhecidos sobre seus filhos, analistas especulam a irmã do líder e os partidários do governo poderiam formar uma regência até que um sucessor tivesse idade suficiente para assumir.
Para Madden, a aparição da filha do líder no evento pode sugerir uma sucessão hereditária para a quarta geração da família.
Kim Jong-un em foto com a filha e a esposa, Ri Sol-ju. — Foto: Reuters
Da Redação
Do Portal Umarí
Com Click PB