Últimas Notícias

Pesquisa IPEC na PB: João Azevêdo 47% e Pedro Cunha Lima 42%

 


A Pesquisa Ipec, encomendada pela TV Cabo Branco e divulgada nesta quinta-feira (20), aponta um empate técnico na disputa para governador da Paraíba, levando em conta a margem de erro, de 3 pontos percentuais. O candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), lidera com 47%, e Pedro Cunha Lima (PSB) tem 42% das intenções, considerando os votos totais.

Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições. Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro. Em relação aos votos válidos, o governador atual tem 53% das intenções de voto contra 47% do tucano.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06722/2022.

Confira, a seguir, os números em detalhes.

Votos totais – Resposta estimulada e única, em %:

João Azevêdo (PSB): 47%
Pedro Cunha Lima (PSDB): 42%
Brancos e nulos: 7%
Não sabem ou não responderam: 4%

Votos válidos – Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:

Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, João tem 53%, e Pedro, 47%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

João Azevêdo (PSB): 53%
Pedro Cunha Lima (PSDB): 47%

Espontânea – Resposta espontânea e única, em % de votos totais:

Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, João aparece com 40%, e Pedro, com 35%.

João Azevêdo (PSB): 40%
Pedro Cunha Lima (PSDB): 35%
Outros: 4%
Brancos e nulos: 10%
Não sabem ou não responderam: 11%

Da Redação 
Do Portal Umarí

Com G1 via Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.