Vídeos mostram centenas de pessoas tentando entrar em aeronaves paradas e também subindo em um avião militar americano que estava prestes a decolar. Vídeos também mostram pessoas caindo das aeronaves.
Os voos comerciais foram cancelados. As forças americanas assumiram o controle do aeroporto e interromperam a retirada de americanos de Cabul para tentar controlar a situação.
O número de mortes não foi confirmado. O jornal americano “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo e a agência de notícias Reuters, em cinco.
A Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas morreram, sem dizer se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão.
As pessoas estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15).
“A multidão estava fora de controle”, afirmou um oficial à Reuters. “O disparo foi feito apenas para neutralizar o caos.”
Mais de 60 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.