O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, anunciou o cancelamento entre os chefes dos três Poderes, incluindo o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Em discurso nesta quinta-feira (05) ele justificou que o presidente ataca integrantes da Corte.
Fux também avaliou que o chefe do Executivo federal mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário e insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro.
“O Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes (…) Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder”, declarou.
Segundo o magistrado, o STF “segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito” e das instituições republicanas. Ainda de acordo com ele, a Corte se manterá firme na missão de julgar com independência e imparcialidade, “sempre observando as leis e a Constituição”.
O presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, tem defendido a aprovação da proposta do voto impresso e auditável e quer mais transparência na apuração do resultado das eleições. Recentemente, criticou a inclusão do seu nome no inquérito que investiga fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que, contra essa decisão, pode atuar ‘fora das quatro linhas da Constituição’.
VEJA VÍDEO: