O desconto anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas tarifas de energia nos meses de abril e maio poderá ser abafado pela mudança da bandeira tarifária, que passará para vermelha já neste mês. A Agência anunciou no dia 28 de março, que a tarifa dos consumidores residenciais da Energisa Paraíba terá, em abril, uma redução de até 10,06% e, em maio 1,23%. Já para os clientes da Energisa Borborema, a redução anunciada pode chegar a 19,78% em abril e 0,3% em maio. No entanto, segundo o Conselho de Consumidores da Energisa, a mudança de bandeira fará com que grande parte dos consumidores não sinta redução nas suas contas.
O órgão esclarece que essa redução anunciada se refere à revisão da Parcela A (geração de energia) pagos a mais pela contratação de energia da usina de Angra 3, cujos valores agora estão sendo ressarcidos à população. Paralelamente a isso, o Governo acionou usinas térmicas que causaram a mudança de bandeira, acrescentando R$ 3 a cada 100 KWh consumido. “O que é importante deixar bem claro aos clientes é que esse desconto pode não ser sentido por causa da volta da Bandeira Vermelha, que traz um custo adicional às contas e já começa a vigorar a partir de abril”, conta Genildo Oliveira, presidente do Conselho.
Genildo esclarece que os descontos concedidos pela Aneel irão vigorar apenas nos meses de abril e maio. “Em junho, a tarifa volta ao normal”, diz e ressalta: “Lembro que a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores poderá ser bem discreta, com isso o consumidor precisa se atentar para a mudança de seus hábitos de consumo e pensar em atitudes para reduzir seus gastos, ainda mais se a Bandeira Vermelha continuar vigorando após esses meses”.
Da Redação
Com Parlamento PB