Nove pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental na manhã deste sábado (1º) na Zona Rural de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Trata-se da Operação Voo Livre, que combate o comércio ilegal e tráfico de animais silvestres do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb) da Paraíba. 50 aves silvestres foram apreendidas.
De acordo com o comandante do (BPAmb), major Lucas, na operação de hoje foram resgatados diversas espécies de aves silvestres, dentre elas, caboclinhos, canários da terra, papa capim, curio, azulão. “Os pássaros foram levados para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, informou o comandante.
Presos - Já os proprietários das aves, segundo major Lucas, foram presos em flagrante e submetidos aos procedimento previsto em lei, que é o encaminhamento à Delegacia e a autuação administrativa, que inclui uma multa de R$ 500 por cada pássaro apreendido.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do planeta, perdendo apenas para o tráfico de drogas e para o tráfico de armas.
Denúncia - A população tem colaborado efetivamente com o combate ao crime ambiental e denunciado. "Diariamente, recebemos muitas denúncias no Batalhão Ambiental de que há pessoas criando pássaros silvestres de forma irregular e, a partir delas (denúncias), estamos realizando abordagens, como a que ocorreu hoje pela manhã", informou major Lucas, durante entrevista ao Portal ClickPB, destacando a importância da participação da sociedade no sucesso da operação.
Da Redação
Com Click PB