A seleção brasileira praticamente garantiu vaga na Copa do Mundo de 2018 nesta quinta-feira, com cinco rodadas de antecedência, ao vencer o Uruguai por 4 x 1, de virada, em Montevidéu, com três gols de Paulinho e um de Neymar.
Com a vitória, a sétima seguida nas eliminatórias sul-americanas desde que o técnico Tite assumiu o comando do time, o Brasil foi a 30 pontos, sete a mais que o vice-líder Uruguai.
A classificação brasileira para o Mundial da Rússia chegou a ser considerada difícil em meados do ano passado, quando Dunga era o técnico e a equipe ocupava a quinta colocação. Com a chegada de Tite, a partir de junho, o time engrenou e obteve vitórias em sequência.
"A gente vem trabalhando todos os dias. Fizemos uma grande partida e conseguimos uma vitória importantíssima. Sabíamos da dificuldade, saímos atrás, mas tivemos concentração", disse Paulinho após o jogo no estádio Centenário.
Contra o Uruguai, mesmo saindo atrás por causa de um erro de Marcelo, os brasileiros mais uma vez tiveram boa atuação, em especial de Paulinho, que acertou um chutaço para empatar o jogo e fez outros dois, e de Neymar, em ótima fase.
O atacante do Barcelona marcou um golaço por cobertura no segundo tempo e foi importante para a equipe com suas tradicionais arrancadas.
O Brasil teve a primeira boa chance de jogo quando Neymar iniciou jogada pelo meio, tocou na direita para Philippe Coutinho, que cruzou rasteiro, mas Firmino, que substituiu Gabriel Jesus, machucado, chegou atrasado.
Um erro defensivo do Brasil, porém, levou o Uruguai a abrir o placar. O lateral Marcelo recuou mal de peito para o goleiro Alisson, que fez pênalti em Cavani. O próprio atacante do PSG fez a cobrança e abriu 1 x 0 aos 9 minutos.
Dez minutos depois veio o empate brasileiro. Paulinho acertou um lindo chute de fora da área e deixou tudo igual.
Da Redação
Com Reuters