A Sociedade Brasileira clama por Democracia e Justiça Social.
De geração em geração, temos convivido com verdadeiras dinastias, que vistos através dos olhos dos mais diversos institutos internacionais, nos classificam como um dos países mais corruptos do mundo, e essa corrupção se destaca nas práticas do mau uso do dinheiro público em verdadeiras quadrilhas partidárias que sobrevivem a anos no Brasil.
As cenas políticas tem sido dominadas por políticos que estão na mira da sociedade, da justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal, forças legítimas e soberanas da nossa República, empreiteiros tem declarado a Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, dezenas de nomes, figuras bastante conhecidas que tomaram dinheiro de obras públicas, obras que não terminam nunca, com orçamentos exorbitantes, que servem para alimentar caixas partidários, campanhas políticas e patrimônio pessoal. Quem está falando não são trabalhadores, aposentados, pais e mães de família, quem está falando sobre isso são promotores, juízes, são Ministros de tribunais superiores, partindo do princípio de evidências e provas, que se apresentam através da Operação Lava Jato; porém essas práticas sempre estiveram presentes na política brasileira.
O volume da corrupção no Brasil é muito grande e será preciso o trabalho de várias gerações para limpar tanta sujeira, roubalheira, superfaturamentos, que molduram toda essa corrupção das últimas décadas. O Brasil é vítima da falta de ética, de compostura, de compromisso com a sociedade no que se refere as práticas corretas e honestas no trato com a coisa pública.
Não devemos criminalizar a política como um todo, não podemos passar a ideia de que todo político é um ladrão, existe uma fronteira que separa os honestos dos desonestos, os bons dos maus e é preciso ter muito cuidado, pois nós como democracia, como sociedade, não podemos abrir mão dos políticos, que são extremamente necessários para exercer uma atividade sem a qual a sociedade moderna não se organiza. A política. os políticos, os partidos são fundamentais em nossa sociedade, o que não podemos admitir é que o nosso País continue sendo controlado por medalhões que insistem em comandar e dominar a cena política, precisamos mudar as práticas e valorizar biografias que ainda conseguem se manter no meio desse emaranhado de corrupção, e se destacar com atos e discursos em favor da população brasileira.
Acyr Rangel Lessa.
Da Redação
Com Colunista Acyr Rangel Lessa