Últimas Notícias

  

Mari conquista nota máxima em transparência com gestão de Lucinha e se destaca no ranking do TCE-PB

 

A cidade de Mari, localizada na Zona da Mata paraibana, é destaque estadual ao atingir nota máxima em transparência pública, conforme relatório divulgado em abril de 2025 pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A gestão da prefeita Lucinha da Saúde recebeu 100% de aprovação (630/630 pontos) na análise automatizada conduzida pela ferramenta Robô Turmalina, da Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI).

A avaliação faz parte do Relatório de Análise da Transparência da Gestão Pública e de Acesso à Informação, e analisa o cumprimento rigoroso das normas de acesso à informação pública e gestão fiscal, com base em legislações como a Lei Complementar 131/2009 e a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).

Principais critérios analisados pelo TCE-PB:

  • Funcionamento pleno do Portal da Transparência do município;

  • Divulgação em tempo real de receitas, despesas, licitações, contratos e folha de pagamento;

  • Acesso facilitado à execução orçamentária e financeira;

  • Transparência ativa com dados públicos disponibilizados de forma acessível.

Essa conquista reforça o compromisso da atual gestão com a ética, responsabilidade e prestação de contas à população. Mesmo com a pontuação máxima, o TCE destacou algumas recomendações de melhorias futuras, como:

  • Regulamentação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC);

  • Implementação de ferramentas de pesquisa e download de dados abertos;

  • Atualização de informações financeiras em tempo real, com detalhamento por fonte de recursos.

Embora o relatório não represente um julgamento final do TCE, ele serve como instrumento de fiscalização contínua. A pontuação máxima coloca Mari entre os municípios mais transparentes da Paraíba e afasta o risco de sanções, como os alertas aplicados a gestões que não pontuam.

Da Redação

Do Portal Umari

Foto Reprodução 

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by Templateism Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.