Pessoa foi eleito presidente da Casa Legislativa com 6 votos, rompendo um acordo político com a prefeita Karla Pimentel (PP), que apoiava o vereador Daniel Júnior, derrotado por uma diferença de apenas um voto. A ruptura expôs a quebra na relação entre Pessoa e a gestora municipal, marcada até então por confiança mútua e parceria consolidada ao longo dos últimos anos.
Antes do rompimento, Aleksandro Pessoa era um dos principais aliados da prefeita, tendo ocupado cargos estratégicos na gestão, como a chefia de gabinete. Ele também contou com o apoio direto de Karla em sua candidatura a vereador, após tentativas frustradas em eleições anteriores. No entanto, sua decisão de disputar a presidência da Câmara sem diálogo prévio resultou em exonerações de aliados próximos e marcou o fim de sua aliança com Karla.
Com isso, Karla Pimentel deve continuar enfrentando um presidente do legislativo opositor, tendo em vista que nos últimos 2 anos ela teve como principal adversário, o ex-presidente da Câmara, Luzimar Nunes que foi candidato a prefeito e derrotado para ampla aceitação da prefeita que foi reeleita com mais de 65% dos votos.
A queda de Aleksandro Pessoa durante a posse foi interpretada por muitos como um presságio dos desafios que ele enfrentará na presidência. Sem o apoio da prefeita e com 5 dos 11 vereadores contra sua candidatura para comandar o legislativo, Pessoa construiu alianças com adversários para garantir o poder.
Por enquanto, a única certeza é que o mandato começou, literalmente, no chão.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral