Segundo a PF, os investigados estariam cooptando pessoas no município para se cadastrarem em uma associação de pescadores, mesmo sem exercer a atividade da pesca, com o único propósito de receber fraudulentamente o benefício do seguro-defeso pago pelo Governo Federal.
Segundo o INSS, no ano de 2023 houve aumento de mais de 1.500%, em relação ao ano anterior, do número de cadastros de novos pescadores no município de Bom Sucesso, todos vinculados a uma mesma colônia de pescadores.
Ainda se apurou que os investigados cobravam uma taxa de cerca de R$ 700 para realizar estes cadastramentos. Alguns destes falsos pescadores chegaram a receber mais de 8 mil reais em benefícios sociais.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB, sendo um na zona rural do município de Bom Sucesso e o outro no bairro da Torre, em João Pessoa. Além disso, foi determinada pelo Juízo Federal a quebra do sigilo bancário dos suspeitos.
Caso sejam denunciados, os investigados poderão responder pelos delitos de estelionato majorado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 8 anos de reclusão.
A operação foi denominada de “Piracuera”, que significa “Rio sem peixe” na língua Tupi-Guarani.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Mais PB