A vacinação domiciliar das pessoas acamadas é realizada por meio de agendamento, que pode ser feito pelo canal do WhatsApp pelo número (83) 98645-7727 ou o usuário pode também buscar essa assistência na unidade de saúde da família mais próxima de sua residência. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h. Já o horário para agendamento da vacina, nessas condições especiais, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
“Temos as equipes das unidades de saúde da família, da Central de Imunobiológicos e do Serviço de Atenção Domiciliar na garantia dessa assistência preventiva. Atuamos de forma conjunta para garantir o cuidado integral desse público. Portanto, alertamos os responsáveis de procurar um profissional de saúde na USF de referência mais próxima de sua casa ou fazer o agendamento por mensagem de WhatsApp”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização na Capital.
Por meio de agendamento, os profissionais da Secretaria de Saúde vão até a residência desses usuários e, além dos cuidados de rotina necessários, fazem também a atualização da caderneta com as vacinas das campanhas ativas, contra Influenza, Covid-19 e quando recomendada, com a Pneumocócica 23-valente.
SAD – O Serviço de Atenção Domiciliar integra o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e tem a finalidade de trabalhar a desospitalização, diminuindo o tempo de permanência nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento, por meio de um cuidado integral e humanizado no ambiente domiciliar. Ou seja, atende pacientes que podem receber alta do hospital, porém necessitam da continuidade dos cuidados em casa.
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (9):
Da Redação
Do Portal Umari
Com Secom-JP