As cirurgias gerais beneficiaram 69 pacientes e aconteceram nas cidades de Monteiro, Pombal, Itabaiana, Belém e João Pessoa. Também em Pombal, Monteiro e Patos, 38 mulheres foram beneficiadas com cirurgias ginecológicas. As 368 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) aconteceram em Cajazeiras e Pombal. Quatro cirurgias vasculares foram feitas em João Pessoa. Em Campina Grande e João Pessoa, aconteceram 102 intervenções de otorrino. Em Taperoá, Pombal e Picuí foram 22 cirurgias ortopédicas. Em Guarabira, 10 pacientes se beneficiaram com cirurgias pediátricas. Já em Solânea, foram realizadas quatro cirurgias de mastologia e uma pequena cirurgia aconteceu em Belém.
O adolescente Miguel Arcanjo, de 16 anos, é da cidade de Patos e fez cirurgia de adenoide no Hospital de Clínicas. A mãe dele, Laura Marusca, falou sobre a facilidade de conseguir a cirurgia após a implantação do Opera Paraíba. “Na realidade esse Opera Paraíba traz hoje em dia uma coisa muito boa que é o acesso, porque a gente se direciona à unidade de saúde de nossa cidade, pedimos o encaminhamento e graças a Deus estamos aqui. Essa cirurgia vai mudar muito a vida dele”, enfatizou.
A dona de casa Maria de Fátima fez cirurgia de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras e espera poder voltar a escrever. “Desde quando começou esse problema na minha vista, eu não consigo assinar meu nome, saiu tudo troncho, não vejo nada direito. Aí agora eu espero que isso mude”, disse esperançosa .
Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do site do Opera Paraíba no endereço operaparaiba.pb.gov.br.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral