A partir deste sábado (20), iniciam-se as convenções internas dos partidos e federações para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores das eleições municipais de outubro, conforme estipulado pela Lei das Eleições. Os partidos têm até 5 de agosto para definir seus representantes, sendo obrigatória a filiação partidária e a seleção pela legenda para participar do pleito.
O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro, com a possibilidade de segundo turno em 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores sem um candidato majoritário. As convenções, que podem ser presenciais ou híbridas, são eleições internas onde os filiados votam nas chapas inscritas.
Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral via sistema eletrônico CANDex. Durante a análise dos registros, adversários e o Ministério Público Eleitoral podem contestar candidaturas. A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, incluindo carreatas, comícios e anúncios pagos. O horário eleitoral gratuito no rádio e TV inicia em 30 de agosto.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio