Estudantes interessados em participar do processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e são gratuitas. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
O programa vai oferecer cerca de 400 mil bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais, distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições. Nesta edição, o processo seletivo será formado por duas chamadas sucessivas, que terão os resultados disponíveis nos dias 6 e 27 de fevereiro.
Até esta quarta-feira (31), 1,1 milhão de pessoas haviam se candidatado. Para participar do processo é preciso estar inscrito no login único do governo federal e criar uma conta no Gov.BR. Os já cadastrados podem realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
• Inscrições: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
• Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro
• Resultado da 2ª chamada: 27 de fevereiro
• Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
• Resultado lista de espera: 18 de março
Quem pode se inscrever?
Professores da rede pública
• Professores da rede pública de ensino que dão aula na educação básica e fazem parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública. Nesse caso, os solicitantes podem concorrer exclusivamente a vagas de licenciatura.
Estudantes com necessidades especiais
• Deverá ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino superior, ser portador de necessidades especiais graves e ser de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa.
Estudantes da rede pública e rede privada
• Neste caso, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral ou parcial na rede privada; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino superior e ser de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa.
Como se inscrever?
No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato deverá clicar em “inscreva-se” e fazer o login na conta Gov.br. Em seguida, deverá preencher os dados pessoais, responder um questionário sobre o perfil e renda familiar. Por último, o estudante poderá escolher até duas opções de curso e acompanhar a classificação parcial até o último dia de inscrição.
Na data de divulgação do resultado, os candidatos poderão verificar as chamadas no portal do programa e nas instituições de ensino escolhidas. Com a confirmação da seleção, o estudante deverá comparecer à instituição de ensino escolhida para comprovação de dados e participação de eventual processo seletivo, se for o caso.
Da Redação
Do Portal Umari
Com R7