A política prevê apoio a chamamentos públicos, prêmios, cursos, oficinas, performances, produções audiovisuais, atividades de economia criativa e solidária e aquisição de bens e serviços.
“Esta é mais uma importante conquista para a classe artística e toda a cadeia produtiva do setor cultural. Fizemos uma previsão da destinação dos recursos para assegurar que o município fosse contemplado. Porém, os momentos de escuta e participação popular ainda serão realizados em 2024, para discutir e validar o PAAR (plano anual de aplicação de Recursos) junto à sociedade civil”, informa o Secretário municipal de Cultura, Manuel Batista.
A Lei Aldir Blanc foi criada em junho de 2020 para oferecer uma renda emergencial a trabalhadores e profissionais da cultura que interromperam o trabalho por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No ano seguinte, o prazo do auxílio emergencial foi ampliado. A lei homenageia um dos maiores compositores da música brasileira, Aldir Blanc, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19.
Somado o valor da PNAB com os recursos da Lei Paulo Gustavo (que está em andamento no Município de Marí), a Secretaria de Cultura já captou este ano, um total de R$ 392.862,52 para investimento na cultural local.
Da Redação
Do Portal Umari