O projeto, intitulado “Nosso Sim”, teve como participantes os casais inscritos nos projetos sociais da Secretaria, incluindo o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), serviços de convivência e beneficiários do Bolsa Família. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Sapeense, onde o espaço foi decorado com flores e cenários especiais para fotos.
Essa é a primeira vez em anos que o casamento comunitário é realizado pela Prefeitura. A titular da Sedes, Denise Ribeiro, explicou que a iniciativa foi voltada para pessoas que não tinham condições de casar e gostariam de realizar esse sonho. “Tínhamos esse desejo de tornar esse sonho realidade para os casais. Por isso, além da documentação, promovemos toda a estrutura para que fosse um dia especial”, ressaltou a secretária.
Ainda segundo Denise, o casamento coletivo também promoveu a movimentação do comércio, com a procura de roupas, sapatos e acessórios para os noivos. “Foi algo que nunca se viu antes na cidade”, comentou.
Em uma parceria com estabelecimentos da cidade, os casais ganharam a preparação para o grande dia: as noivas tiveram direito à maquiagem e penteado e os homens ao corte do cabelo e barba. A Prefeitura disponibilizou toda a decoração do espaço, além das fotos para os casais, bolo e jantar.
O evento contou com uma festa completa: salgadinhos, docinhos e lembrancinhas especiais foram distribuídos para os noivos. A banda Classe A participou da celebração, tocando música ao vivo para os presentes.
Cerimônia – A juíza Andréia Costa oficializou a cerimônia, seguindo os trâmites necessários. Em seguida, os casais e suas testemunhas assinaram os documentos, tornando oficial o compromisso perante a lei. O prefeito Major Sidnei e sua esposa, Denise Ribeiro, também renovaram os votos. Eles haviam se casado há quatro anos, também em um evento coletivo.
Elinai Gomes dos Santos, um dos noivos contemplados, expressou sua gratidão. “Um evento como esse não acontece todos os dias. As dificuldades são muitas, e quando vemos um gestor público preocupado com o bem-estar social, que nos proporciona a oportunidade de unir e participar de nossas vidas, ficamos felizes e agradecidos”, disse.
O prefeito parabenizou os noivos e destacou a importância do casamento comunitário. “Além de fazer algo tão especial, estamos garantindo a inclusão social, trazendo esse direito civil à população e contribuindo para que mais casais consigam registrar suas histórias”, apontou.
Programação – O casamento comunitário foi a primeira ação dentro das celebrações pelos 98 anos de Sapé, comemorado oficialmente em 1º de dezembro. A Prefeitura já divulgou a festividade com a participação de Jonas Esticado, Cavaleiros do Forró e Padre Nilson Nunes, mas a programação completa, que inclui outras ações e serviços, vai ser divulgada em breve.
Da Redação
Do Portal Umari